O que é Opinião Publica?
Introdução
No presente trabalho pretende-se fazer um resenha do livro de FIGUEIREDO, R. e CERVELLINI, S. sobre: O que é opinião pública. É importante entender a opinião pública como interfere nas nossas vidas e na tomada de decisões, e, como a mídia desempenha um papel na formação da opinião pública, além dos lideres de opinião. Assim, o trabalho esta organizado da seguinte maneira: definição conceitual sobre opinião pública; propriedade da opinião pública; a formação da opinião pública; as pesquisas de opinião pública; EUA e Brasil-alguns dados de pesquisa; opinião pública e democracia.
A opinião publica interfere na vida de uma nação, sendo assim importante os governos, a autoidade politica, a comunicade politica e os orgãos da sociedade civil estarem dispertos e acompanharem os processos da evolução da opinião pública e a sua devida consideração aos anseios do povo.
Definição Conceitual da opinião Pública
O conceito da opinião é polémico, pois na maioria dos autores ao definirem a opinião pública se divergem nos seus conceitos. Harwood, L. CHILDS especialista na matéria listou nove definições do conceito da opinião pública: “dependendo da ênfase que se dá a um ou a outro aspeto do fenômeno: influência efetiva, elite melhor informada, opinião formada racionalmente, etc, a perspectiva vai mudando e os conceitos vão tomando contornos diferentes” (FIGUEIREDO, R. e CERVELLINI, S. p14).
A segunda dificuldade da definição da opinião pública é que esta expressão está muito popularizada, nesse sentido cada pessoa usa o conceito da maneia como melhor parece. Por exemplo, o jornalista Fernando Pereira entende a opinião pública como artigos, matéria e comentários que aparecem na mídia. E Elio Gaspari entende opinião pública como voz do povo na rua e outros especialistas como resultado de pesquisa do público.
A definição do conceito da opinião pública pode ser incorporada as contribuições de vários autores, tendo em conta com alguns pontos chaves: pluralidade, expressão pública da opinião pública e a pressuposição. Assim, não existe apenas um tipo de opinião pública, mas vários.
A opinião pública são as diversas opiniões, maneiras de pensar e sentir de determinados grupos sociais, ou da sociedade como um todo, sobre um determinado tema ou um fato. Que a opinião pública seja um direito de expressão sobre os sentimentos de um determinado fato
Propriedade da opinião pública
Os lideres públicos para tomarem uma decisão precisam estar atentos sobre a posição do seu público, para que eles ganhem credibilidade. Há duas maneiras de avaliar a opinião pública que é a distribuição e direção- quando as opiniões individuais encontram um consenso absoluto, na qual todas as pessoas têm a mesma opinião ou do contrário cada pessoa tem opinião diferente. Há casos em que sobre um assunto não precisa questionar o público, por se mais evidente, por exemplo, a morte de Ayrton Senna- todos ou a maioria dos brasileiros choraram por essa estrela do maior piloto da fórmula 1.
A segunda forma é a intensidade, como vimos no exemplo anterior, que é o grau de adesão a cada opinião, dando a uma medida de força de manifestação.
Nem sempre uma opinião incita as pessoas a se manifestarem, há opinião pública latente, não manifesta; além disso, há opiniões que as pessoas concordam, mas como saída para resolver a questão ficam em discórdias; com isso quer dizer que a divergência da opinião pública está ligada às convicções políticas, sociais, culturais e religiosas.
As pesquisas de opinião permitem a análise de dados da opinião pública, nos seguintes níveis: distribuição e direção, intensidade, coerência e latência.
Os lideres públicos, que trabalham pelo interesse do povo, interesse do bem da nação, para tomarem uma decisão precisam estar atentos sobre a posição do seu público e do interesse da paz, justiça e da estabilidade política para que eles ganhem credibilidade, anível nacional e internacional. rspeitando os direitos fundamentais da pessoa humana.
Os lideres públicos, que trabalham pelo interesse do povo, interesse do bem da nação, para tomarem uma decisão precisam estar atentos sobre a posição do seu público e do interesse da paz, justiça e da estabilidade política para que eles ganhem credibilidade, anível nacional e internacional. rspeitando os direitos fundamentais da pessoa humana.
Formação de Opinião
A opinião é formada desde que a pessoa nasce no seu meio ambiente social; é preciso distinguir atitude da crença, atitude é algo permanente e a crença é uma predisposição que o indivíduo dá diante de uma determinada situação.
Por exemplo: quando alguém diz “eu quero este livro” está-se referindo uma atitude; quando diz “esse livro é interessante” esta emitindo uma opinião. ( p45)
Os fatores que influenciam para a formação da opinião pública são diversos: o meio social, político, tipo de educação, cultura, experiência pessoal, religião e família; além destes fatores, nesta época a mídia desempenha um papel preponderante na formação da opinião pública e estimula determinadas atitudes, comportamentos e moda.
Algumas opiniões são formadas por meio de formadores da opinião pública que são pessoas mais influentes, em determinados grupos, que com suas habilidades de comunicação e visão sobre um determinado fato ou tema influenciam os seus ouvintes. Os formadores de opinião têm uma grande capacidade de liderança e sensibilização do seu público, esses formadores tendem a ser exemplares no seu meio ambiente social.
A midia desempenha um papel importante na ormação da opinião pública, alem dos líderes da opinião pública, assim o veiculo de Comunicação Social pode ser a voz dos sem voz, buscando as informações e inquietações do povo, numa atitude de imparcialidade, honstidade, sinceidade, verdade e transpaência
As pesquisas de opinião pública
A pesquisa de opinião é feita por especialistas na matéria com certa amostra e tendo o grau de conhecimento sobre a população a ser estudada. A população é um grupo que tem características em comum. Escolhe-se a metodologia da seleção da mostra e também o método da pesquisa.
Existem dois tipos de pesquisa: quantitativa- feita com maior número de questões e de entrevistados, tem custos relativamente baixos; enquanto a qualitativa busca opiniões das pessoas mais informadas na matéria, em discussões de grupos ou não, olha-se pela qualidade de respostas que dão os respondentes.
Além das vantagens de conhecer a voz da rua, a pesquisa da opinião pública pode criar um perigo quando é usada com má-fé, pois pode induzir a greves e manifestações, etc. O objetivo de uma pesquisa de opinião pública é de apresentar resultados completos e credíveis, sendo necessária uma ética profissional dos pesquisadores.
Estados Unidos e Brasil
Nos Estados Unidos foram feitas várias pesquisas de diversos e complexos assuntos e fatos que foram compilados por James Patterson e Peter Kim, em 1992. No Brasil não existem muitas pesquisas que trazem detalhes sobre a maneira de pensar e agir dos brasileiros; mas existe uma pesquisa patrocinada pela confederação nacional da indústria que em 1994 mostrou a evolução do optimismo sobre o ano novo, em 14 anos.
A pesquisa de opinião pública sobre determindados assuntos de interesses público é important para saber e medir o nível de conhecimento preocupação da parte dos pesquiados, para depois tornar-se a voz dos sem voz.
A pesquisa de opinião pública sobre determindados assuntos de interesses público é important para saber e medir o nível de conhecimento preocupação da parte dos pesquiados, para depois tornar-se a voz dos sem voz.
Opinião pública e democracia
Em campanhas eleitorais os candidatos dizem ao público o que pretendem fazer depois de ganhar; certos que aqueles que convencem o seu público ganham as eleições. O nível de crescimento sobre a participação democrática esta crescendo. Em vários casos, a democracia no Brasil se interessa ouvir as vozes da rua e dar o seu credito, sobretudo em assuntos de interesse público.
Conclusão
Em jeito de conclusão, existem vários tipos de opinião pública de vários temas de interesse público. Várias opiniões surgem por meio de lideres da opinião e também a mídia influência a origem da formação da opinião pública. A tendência da opinião pública é de se caracterizar por um assunto de interesse regional, nacional internacional, mas sempre com uma dimensão mais larga e pública envolvendo pessoas que se simpatizam da mesma ideia.
Bilbiografia
FIGUEIREDO, R. e CERVELLINI, S. O que é opinião pública. São Paulo. Brasiliense, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário