O Jovem na comunidade Cristã
Introdução.
Ser jovem está na moda. Todos queremos ser jovem, algo que se definiu como um estilo de vida.A juventude é uma construção imaginária, cheio de sonhos, ilusões e realizações; momento de auto definição seja humana, intelectual e econômica procurando ser autônomo, a juventude é uma fase de iniciativas e criatividades dentro da comunidade e isso só podemos fazer já, nesse tempo, que temos muitos sonhos.
O Jovem na comunidade Cristã
O que é ser jovem na nossa sociedade?
Para mim o que é ser jovem da comunidade cristã?
Para mim o que é ser jovem na comunidade cristã?
Hoje existem valores morais universais válidos para todos?
Que valores hoje os jovens acreditam?
Que valores os jovens cristãos de hoje acreditam?
Como cultivar e viver esses valores que eu acredito fase à relativização dos mesmos?
Estas questões vão ser refletidas neste nosso tema de debate, o objetivo é procurar, cada vez mais, viver a Palavras de Deus; anunciar a mesma Palavra e produzir bons frutos na comunidade onde estamos e no mundo onde vivemos. Assumir o nosso compromisso cristão com a consciência iluminada pela nossa fé em Deus e aos valores culturais moralmente aceitáveis para vivermos uma vida plena em Deus.
Jovens buscando Cristo na sua vida
Vamos ouvir a Palavra de Deus- (Mt19, 16-29; Lc18,18-30). E é neste discurso que busco inspiração para escrever sobre o que é ser jovem na comunidade.
A sociedade está fortemente marcada pela busca insaciável de bens. Nessa busca do ter se assenta a crise dos ideais modernos do ser humano e do mundo; desencanto do projeto de modernidade para “pós-modernidade”.
Esta crise impôs o questionamento generalizado de tudo e a imposição do ideal "não ter ideais", isto é, vale tudo; convergência de novas maneiras de intervir no mundo e fazê-lo propriedade do ser humano: integração das telecomunicações, a informática, o audiovisual como sucesso central da chamada sociedade informacional, rompendo com a referencia tradicional de identidade (religião, cultura, tradição, usos e costumes, pertença a um país). Isso permitiu o surgimento de novos fenômenos de uma “cultura de consumo”; perda do poder socializador e de aquisição de conhecimentos e valores de instituições tais como a escola, a família, a igreja, e sua substituição por outros cenários tais como as novas tecnologias (mcm, redes de informação, internet, música, etc). Nesse contexto, como o jovem pode construir a sua identidade? E hoje, é a mesma pergunta que fazemos a Jesus para orientar a nossa vida.
É digno de destaque que o jovem se aproxima de Jesus e tem ânsia para saber sobre suas palavras, então podemos perceber que nós jovens sempre buscamos aquilo que é bom que é a vida, pós ninguém quer o mal para si e este rapaz percebe que Jesus é o mestre que nos dá à vida plena, em relação a comunidade, observo que primeiramente temos o deve ser próximo de Jesus, criar com ele uma relação de intimidade e amizade. Para com isso poder se entregar para seus irmãos em obras.
Confirmando isto o Senhor o fala, sobre seus mandamentos, para observar seus caminhos, pois quem o ama os observa, então para os dias de hoje vemos muitos jovens que estão ao contrario do caminho de Jesus, buscam o prazer momentâneo, não pensam no futuro, pois bem não estão na comunidade, não compartilham a alegria da Vida no Senhor.
O mundo nos oferecer muitas facilidades, é preciso que tenhamos atenção de saber o que é bom e o que é ruim para mim, segundo os valores que eu acredito, como Jesus nos chama para segui-lo, isso significa que temos que nós desprender de coisas que nos afastam dele, pois só assim poderemos nós entregar as obras, e realizá-las em nossa comunidade.
Façamos juntos este questionamento
Sabemos que muitos de nós dizemos não queremos comprometer com a Igreja, afinal quem é a igreja? As pessoas ou a parede? E se são as pessoas quem são essas pessoas? Temos que dar a Deus o que é de Deus e dar a César o que é de César, assim saberemos conciliar o que Deus nos pede e o que nos preocupa, pelas nossas obras, o resto poderemos ter por acréscimo de Deus, como nós fala na mensagem da palavra de Deus Mt19,29
Conclusão
Portanto ser jovem na comunidade é caminhar com Jesus e nos desprendermos de coisas que nos afastam dele para podermos realizar obras em nossa comunidade, essas obras são: por ex: leitura, canto, teatro, acolito, auxiliar as festas, em grupos de jovens, visitas a doentes, sermos missionários como São Paulo etc. Por que com nossos irmãos e o auxilio do Espírito Santo fazemos a comunidade e ela se reflete em nós.
Assim também na comunidade paroquial, por exemplo, espera-se muita iniciativa, animação da parte dos jovens, isso podemos fazer se tivermos a consciência que a igreja somos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário